Inicia as Romarias!!!!

Oi gente! 

Tudo bom?!

O mês de outubro chegou e com ele o Círio de Nazaré, que acontece aqui na cidade de Belém todo segundo domingo do mês de outubro, mas desde setembro as pessoas recebem a Nossa Senhora de Nazaré em casa para rezar o terço e abençoar as famílias. Em outubro aqui em Belém a cidade fica em festa, muitos turistas visitam a cidade, movimentam as ruas e o que não falta é fé, devoção, esperança e união dos paraenses. O meu coração fica extasiado de tanta alegria, fé, comoção, sem explicação para tamanha grandiosidade! Ah como eu amo esse época! 

O Círio também é carinhosamente chamado de "Natal dos paraenses", pois reunimos as famílias para celebrar a fé, a união, a paz, a esperança dentro de cada um de nós. São várias celebrações de fé para Maria e cada uma delas é organizada com muita dedicação dos diretores e guardas da Santa. Uma, entre várias, é o Círio Fluvial, que acontece no sábado pela manhã, Nossa Senhora sai do bairro de  Icoaraci de navio, escoltada pela Marinha e vários barcos, jets, e outros navios a seguem num percursos sobre o rio. Confesso a vocês que foi minha primeira vez no Círio Fluvial e adorei, sempre uma procissão de fé!


Na foto acima estávamos remando até ela, a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses. Bom gente, fui numa balsa com muitas pessoas e na balsa servia café da manhã, oferecia missa e banda. Esse muro na foto é o Forte do castelo, um ponto turístico lindíssimo da cidade e aquela igreja lá atrás é a Sé, uma igreja linda, muito bela!






Alguns clicks do Círio Fluvial acima e meu look: blusa jeans, super em alta agora, bermuda de alfaiataria branca Siberian, cinto caramelo Renner, mocassim vermelho Santa Lolla, colar Mariana Bibas, óculos de sol Lupa Lupa. 

Depois que a Santa chega na escadinha acontece a procissão dos motoqueiros, entre muitas que acontecem na cidade. E o arraial do Pavulagem também sai pelas ruas da cidade velha, tocando e desfilando os bonecos de cabeça grande.

A noite acontece a procissão mais linda na minha opinião, a Santa sai do colégio Gentil Bitencourt, depois de uma missa, ela sai pelas ruas da cidade até a igreja da Sé. é o percurso longo, onde na frente as pessoas seguram uma corda fazendo promessas, agradecendo e louvando a Rainha da Paz. 


Nossa Senhora de Nazaré caminha dentro da Berlinda com o menino Jesus em seu colo, enfeitada de flores brancas, vestida com um manto sagrado todo bordado, caminhando num mar de gente agradecendo e louvando a sua passagem. 

E no domingo acontece o Círio de Nazaré pela manhã, a santa volta da igreja da Sé até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Procissão de fé e devoção. Só quem sabe é quem vivencia esse momento único e mágico dos paraenses. Não tem explicação para tamanha fé, só quem vive sabe. Depois da procissão as pessoas se reúnem para o almoço d Círio: pato no tucupi, maniçoba e muita comilança boa!

Um feliz e abençoado Círio pra vocês!!!

Bjos BITORESCOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liberdade de expressão!

Desbravando lugares!

Mudança, já!!!